sábado, 4 de outubro de 2008
Um Novo Espaço Para Criar
por Lucas Alvares – aluno do 5º Período de Jornalismo
Foto: André Costa
Todos os dias, milhares de currículos abarrotam as caixas de mensagens dos veículos jornalísticos e agências de publicidade no Rio de Janeiro. O destino dos “resumes” é quase sempre o mesmo, após uma análise sumária do material recebido: a lata de lixo virtual. O principal motivo para a recusa de quem só quer uma oportunidade para começar é justamente não ter tido uma oportunidade para começar. Outra porta que deveria estar aberta, mas quase nunca está é para os estudantes dos primeiros períodos dos cursos de Comunicação Social, quase sempre preteridos por formandos ou estagiários com experiência profissional. Muito se reclama da falta de possibilidades abertas pelas faculdades de Comunicação, que ao privilegiarem o saber acadêmico deixam de lado o treinamento profissional, relegado aos pequenos laboratórios onde sobram boas idéias mas falta estrutura física e tecnológica. Para quem procura a primeira chance no mercado de trabalho e o conhecimento na carreira escolhida, há uma porta que está sempre aberta: a do Núcleo de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá. Lá, os futuros jornalistas e publicitários desenvolvem diariamente atividades que unem o conhecimento teórico, aprendido nas salas de aula, com a prática, que só as redações, estúdios e agências podem proporcionar. Nesta edição do Jornal Mural, você irá conhecer um pouco do dia-a-dia dos laboratórios de jornalismo e publicidade do núcleo, onde dezenas de estudantes da Estácio buscam mesclar a aprendizagem dos laboratórios com a excelência na produção dos programas, jornalísticos e peças publicitárias.
Rádio Estação
Foto: André Costa
Um dos projetos mais bem-sucedidos do Núcleo de Comunicação é a Rádio Estação. Após a reforma que mudou a cara da redação e dos estúdios, a Rádio voltou a produzir seus programas com força total no início deste ano. Atualmente, além das séries de programas especiais produzidos pela equipe da Estação, como o musical “Revirando o Baú”, e do conteúdo jornalístico, a rádio transmite semanalmente o humorístico “Balbúrdia”, realizado por alunos do 5º período de Jornalismo do Campus Rebouças. Há um ano no ar, o “Balbúrdia” reúne e comenta fatos inusitados do cotidiano, pincelados por notícias que surpreendem aos mais céticos. O programa se consolidou como um dos maiores sucessos da história da rádio, e atrai todas as semanas um grupo de fiéis admiradores aos estúdios da Rádio Estação. Atualmente coordenada pelo jornalista e professor do curso de Comunicação Social Sérgio Carvalho, a Estação é cenário também para as aulas práticas de Rádio Jornalismo, Redação Jornalística II e Projetos Experimentais em Jornalismo I. A vinda destas disciplinas para os novos estúdios da Radio Estação foi festejada pelo coordenador do projeto:
- Nós podemos dar aula no estúdio mostrando de forma prática para o aluno como ele vai atuar no mercado de trabalho com o conforto de uma sala de aula, é uma mudança muito importante, comemorou Sérgio Carvalho, que coordena o projeto há quase dois anos.
Telejornal da Estácio
Outro laboratório muito procurado pelos estudantes de jornalismo é o núcleo de produção em TV do Campus Rebouças. Dirigido pela jornalista da TV Brasil e também professora do curso Emília Ferraz, o núcleo recebe diariamente alunos de todos os períodos dispostos a conhecer um pouco sobre a prática jornalística no mundo da televisão. Transferido recentemente para o segundo andar do Bloco A, o laboratório produz matérias jornalísticas e programas que misturam entretenimento e informação, como o “Qual é a Sua?”, exibido pela UTV, canal 16 da NET. Do Telejornal da Estácio saíram muitos nomes que hoje marcam presença nas equipes de jornalismo das grandes emissoras, como a jornalista Liane Borges, apresentadora do Jornal do Rio na TV Bandeirantes. Além dela, vários outros profissionais que receberam formação prática na TV Estácio se destacam em grandes emissoras como a TV Brasil e em grupos de mídia como a Globosat. O núcleo de televisão do Campus Rebouças conta com equipamentos de ponta nos estúdios de gravação e “ilhas” de edição preparadas para a produção em mídia digital, inteiramente adaptadas à nova realidade da comunicação.
Agência Sapiens
Se as oportunidades para os futuros jornalistas surgem cada vez menos nas assessorias e redações e cada vez mais na imprensa universitária, os jovens publicitários sentem de forma mais presente esta realidade. Processos de seleção abertos por agências de publicidade atraem milhares de estudantes em suas provas e dinâmicas de grupo, para que no final sejam aproveitados pouquíssimos candidatos. Estes poucos aprovados quase sempre irão atuar em áreas que não aproveitam corretamente o talento do estagiário e conviver com uma carga horária de trabalho semelhante à de um profissional com anos de mercado, o que invariavelmente irá comprometer a atividade acadêmica do universitário. Porém, dentro do Núcleo de Comunicação há também uma porta aberta para os estudantes de publicidade: a Agência Sapiens atua há vinte anos na formação prática dos jovens publicitários. De lá saíram personalidades respeitadas no mercado como os redatores Danilo Maia, da agência Artplan e Daniel Axemberg, da F-Nazca, entre muitos outros. Na Sapiens são desenvolvidos inteiramente os campos de trabalho na publicidade: há espaço para quem pretende atuar na área de criação, no atendimento, na direção de arte, na redação publicitária e em qualquer outra possibilidade que a profissão oferecer. A coordenadora do projeto é a publicitária Paola Gil, formada na Estácio e que chegou na Sapiens como aluna-colaboradora, em 1997. Para Paola, a integração da agência com os outros laboratórios do núcleo de comunicação foi um avanço que possibilitou um ambiente mais propício à criação, tão necessária aos publicitários:
- Nós estamos passando por uma mudança estrutural. Agora há a integração com os colaboradores da TV, da mídia impressa e da fotografia. O nosso ambiente de trabalho melhorou bastante, constatou Paola. Atualmente, a Sapiens atende a seis clientes externos e a quinze clientes internos, marcando presença não só nas peças publicitárias dos cursos da universidade e nos eventos por ela realizados como também em organizações presentes fora dos muros da Estácio e que obtém um crescente destaque no mercado. Para quem quer conhecer um pouco mais sobre o trabalho realizado na Sapiens, a reformulação do núcleo a trouxe também para o segundo andar do Bloco A. Vale a pena fazer uma visita.
Telefones e Endereços Eletrônicos Úteis:
Rádio Estação: 2503-7260 radioestacao@estacio.br
Telejornal da Estácio: 2503-7216 e 2503-7178
Agência Sapiens: 2503-7002 sapiensreb@estacio.br.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário